Neste fim de semana, Saquarema recebeu na Praia de Itaúna e na Arena Lagoa, o Aloha Spirit, considerado o maior evento de esportes aquáticos do mundo. Com competições de Canoa Polinésia ou Havaiana, Stand Up Paddle, Natação em águas abertas, Surfski, Padleboard, Waterman, Apneia, além de Longboard e do SUP Wave, modalidades que estrearam nesta edição e que foram válidas para a 3ª etapa do Circuito Brasileiro da CBSurf.

Com uma estrutura elogiada por competidores e torcedores, as arenas foram montadas na Praia de Itaúna e na Lago de Saquarema, no bairro areal. Por conta do mau tempo, o festival de cinema, programado para acontecer no primeiro dia de competições precisou ser cancelado, mas a chuva não desanimou os atletas que se reuniram no segundo dia de evento na Arena Lagoa para provas nas classes Amador, Pró, Kids, Masters e PCD, de Canoa Polinésia, Surfski, Maratona Aquática, SUP e Padleboard.

“Tivemos o prazer de sediar mais uma grande competição aquática em Saquarema. Ter o maior evento de esportes aquáticos do mundo em nosso município é de extrema importância. Com isso, Saquarema vem se consolidando não só como a Capital Nacional dos Esportes, mas também a Capital dos esportes aquáticos” – disse Rafael Catro, Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo.

Na Arena Lagoa, o público experimentou uma mistura de curiosidade e fascínio com os competidores da Apneia Estática.  Entre as diversas modalidades, destaque para as provas de Longa Distância (12Km) que definiram os representantes brasileiros para o ISA World SUP and Padleboard Championship 2022. No SUP, Luiz Carlos Guida, David Leão, Lena Guimarães e Roseli Novloski se classificaram.

“O Aloha Spirit é sempre um evento muito especial e em Saquarema foi mais ainda. Dizem que a praia em Saquarema é o Maracanã do Surfe, e hoje a lagoa virou o Maracanã do Remo. A galera bem perto, vibrando, isso é muito especial para o atleta” – disse Lena Guimarães, vitoriosa no SUP.

As competições também foram definidas na Praia de Itaúna. As vagas para o Mundial da ISA ficaram com Gabriela Sztamfater e Luiz Diniz, vice-campeões em Saquarema, conseguiram alcançar pontuação do ranking nacional da CBSurf. Os campeões nas provas de SUP Wave foram Aline Adisaka e Wellington Reis. No Longboard, os torcedores foram ao delírio com as vitórias de Carlos Bahia e Chloé Calmon.

O Aloha Spirit foi produzido pela Ecooutdoor Sports Business com o patrocínio da Prefeitura de Saquarema.