Neste fim de semana, Saquarema recebeu na Praia de Itaúna e na Arena Lagoa, o Aloha Spirit, considerado o maior evento de esportes aquáticos do mundo. Com competições de Canoa Polinésia ou Havaiana, Stand Up Paddle, Natação em águas abertas, Surfski, Padleboard, Waterman, Apneia, além de Longboard e do SUP Wave, modalidades que estrearam nesta edição e que foram válidas para a 3ª etapa do Circuito Brasileiro da CBSurf.

Com uma estrutura elogiada por competidores e torcedores, as arenas foram montadas na Praia de Itaúna e na Lago de Saquarema, no bairro areal. Por conta do mau tempo, o festival de cinema, programado para acontecer no primeiro dia de competições precisou ser cancelado, mas a chuva não desanimou os atletas que se reuniram no segundo dia de evento na Arena Lagoa para provas nas classes Amador, Pró, Kids, Masters e PCD, de Canoa Polinésia, Surfski, Maratona Aquática, SUP e Padleboard.

“Tivemos o prazer de sediar mais uma grande competição aquática em Saquarema. Ter o maior evento de esportes aquáticos do mundo em nosso município é de extrema importância. Com isso, Saquarema vem se consolidando não só como a Capital Nacional dos Esportes, mas também a Capital dos esportes aquáticos” – disse Rafael Catro, Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo.

Na Arena Lagoa, o público experimentou uma mistura de curiosidade e fascínio com os competidores da Apneia Estática.  Entre as diversas modalidades, destaque para as provas de Longa Distância (12Km) que definiram os representantes brasileiros para o ISA World SUP and Padleboard Championship 2022. No SUP, Luiz Carlos Guida, David Leão, Lena Guimarães e Roseli Novloski se classificaram.

“O Aloha Spirit é sempre um evento muito especial e em Saquarema foi mais ainda. Dizem que a praia em Saquarema é o Maracanã do Surfe, e hoje a lagoa virou o Maracanã do Remo. A galera bem perto, vibrando, isso é muito especial para o atleta” – disse Lena Guimarães, vitoriosa no SUP.

As competições também foram definidas na Praia de Itaúna. As vagas para o Mundial da ISA ficaram com Gabriela Sztamfater e Luiz Diniz, vice-campeões em Saquarema, conseguiram alcançar pontuação do ranking nacional da CBSurf. Os campeões nas provas de SUP Wave foram Aline Adisaka e Wellington Reis. No Longboard, os torcedores foram ao delírio com as vitórias de Carlos Bahia e Chloé Calmon.

O Aloha Spirit foi produzido pela Ecooutdoor Sports Business com o patrocínio da Prefeitura de Saquarema.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support