Com o expressivo aumento do resgate de répteis, principalmente de serpentes, em Saquarema – somente nos últimos 3 meses foram 28 resgates -, a coordenação da guarda ambiental enviou seus agentes, no último final de semana, para participarem do curso “Manejo de Répteis”, voltado aos profissionais de biologia e veterinária que atuam com essa classe de animais. Promovido pelo Parque de Educação Ambiental Arca do Noah, em Guaratiba, na zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, o curso foi ministrado por especialistas no assunto.
Foram abordados desde o histórico da existência dos répteis, alguns comuns como jacarés, crocodilos, jabutis, tartarugas, cágados, lagartos, serpentes, outros exóticos como o lagarto sem pernas, gaviais, serpentes do milho americana (cornsnake), até aspectos relacionados à anatomia, fisiologia, reprodução, alimentação, criação e suas finalidades, bem como as regulamentações atinentes, ambiente favorável ao bem estar animal e local de ocorrência.
Ao final do curso, foi realizada atividade prática de contenção e manejo em alguns animais do parque, com orientações adicionais de prevenção, riscos e segurança em tempo real. Foi, também, observada a necessidade de ser estabelecido um canal para compartilhamento de boas práticas, principalmente para os profissionais das guardas que atuam no resgate e manejo de animais.

A Guarda Ambiental de Saquarema, que ao longo de sua existência tem se especializado, bem como realizado atualizações para atender cada vez melhor às demandas e ocorrências surgidas na cidade, alerta à população sobre a importância de não manipular animais silvestres, pois o contato sem a constatação do seu estado sanitário pode ser prejudicial à saúde. Em caso de avistar espécimes em situação de risco, a orientação é entrar em contato através do telefone 22-99279-0540 e do e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br e solicitar o resgate. No caso de cobras, as instruções são manter o afastamento, isolar a área e acionar a Guarda.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support