Nesta terça-feira (23/08), agentes, da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Saquarema participaram do 1º Seminário sobre Boas Práticas em Defesa Civil, organizado pela Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro – Redec Baixada Litorânea. O encontro foi realizado na cidade de Macaé.

O Seminário consistiu em uma série de palestras realizadas ao longo do dia, com os temas “Desafio e Inovação para aumento da Resiliência”, ministrada pelo representante da Defesa Civil de Niterói, Walace Medeiros; “Monitoramento Hidrometeorológico e Sistemas de Alertas de Cheias”, ministrada pela representante do INEA, Cinthia Avellar; “Fluxograma de Desmobilização de Áreas de Risco”, ministrada pelo representante da Defesa Civil de Macaé, Joseferson de Jesus; apresentação dos projetos “Proteger Teresópolis”, pelo representante da Defesa Civil de Teresópolis, Albert Andrade; e “Projeto de Estação Meteorológica de Baixo Custo”, pelo mestrando da UFRJ, Anselmo Pestana.

O Seminário aconteceu no Auditório Ulpiano, na Cidade Universitária de Macaé, e contou com a presença de prefeitos, gestores municipais de Defesa Civil, secretários de Assistência Social e/ou Meio Ambiente, além de agentes de Defesa Civil de municípios incluídos na Redec Baixada Litorânea.

“As capacitações são de extrema importância para o nosso trabalho. A Defesa Civil de Saquarema está buscando o constante aprimoramento para prestar um serviço de qualidade para a nossa população”, afirmou o Coordenador da Defesa Civil Municipal, Pedro Paulo da Silva Valerio Soares.

Representando Saquarema, participaram do seminário os agentes Pablo Luan dos Santos Damasceno, Paulo Cesar de Carvalho Corrêa e Ubiratan da Silva Rabello, além do coordenador Pedro Paulo da Silva Valerio Soares.