Na última sexta-feira, 25 de abril, a Guarda Ambiental de Saquarema realizou uma visita ao município de Tanguá com o objetivo de estabelecer parceria estratégica voltada à preservação do meio ambiente. A iniciativa faz parte de um planejamento conjunto para aprimorar as ações de proteção ambiental na região.
Durante a visita, os representantes da Guarda Ambiental de Saquarema se reuniram com o prefeito de Tanguá, Rodrigo Madeiros, e a secretária de Meio Ambiente, Aline Pereira, para discutir detalhes para a realização de uma instrução de capacitação destinada aos agentes da Guarda Municipal local. O objetivo é formar um grupamento ambiental especializado, capaz de atuar de forma mais eficiente na preservação da fauna, flora e recursos naturais daquele município.
Compromisso com a preservação
Além da reunião, os agentes visitaram diversos pontos de interesse ambiental em Tanguá, conhecendo áreas de relevância ecológica e identificando possibilidades de ações conjuntas. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Saquarema com a preservação do meio ambiente e a valorização dos seus agentes de proteção, buscando sempre ampliar as ações de conservação e educação ambiental em toda a região.
Cuidar da natureza como um todo para que as gerações futuras possam ter um mundo melhor é o que motiva as moças e rapazes que hoje atuam como agentes na Guarda Ambiental de Saquarema. Profissionais de biologia, arquitetura, direito, matemática, física, administração, segurança, gestão ambiental e pública, engenharia e oceanografia, entre outras especialidades, que estão sempre passando por processos de aprimoramento e capacitação, para que estejam cada vez mais bem preparados para cumprir as suas tão relevantes atribuições.
A Guarda Ambiental alerta à população sobre a importância de não manipular animais silvestres, pois o contato sem a constatação do seu estado sanitário pode ser prejudicial à saúde. Em caso de avistar espécimes em situação de risco, a orientação é entrar em contato através do telefone 22-99279-0540 e do e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br e solicitar o resgate.