
Daniel Smorigo
Com sol, boas ondas e a Praia de Itaúna lotada, o REMA WSL Saquarema Surf Festival em memória a Leo Neves, apresentado pela Prefeitura de Saquarema, chegou ao fim no último sábado consagrando campeões em seis finais emocionantes. O evento, considerado o maior festival de surfe da América do Sul, teve organização da 213 Sports e reuniu atletas de destaque do cenário nacional e internacional.
No QS 6000, a catarinense Tainá Hinckel e o paulista Weslley Dantas escreveram seus nomes no Troféu Leo Neves. Tainá venceu um duelo de alto nível contra Laura Raupp, garantindo um feito inédito: o bicampeonato no evento. A surfista de Guarda do Embaú abriu vantagem logo no início da bateria e segurou a liderança até o fim, mesmo após Laura ter quebrado recordes na semifinal contra a veterana Silvana Lima. As duas seguem dominando o ranking sul-americano da WSL e disputam vagas no Challenger Series, que dá acesso à elite do surfe mundial.
“Estou muito feliz com esse título. Estava completamente focada na bateria e surfei com tudo que tinha. Esse bicampeonato tem um sabor especial”, celebrou Tainá após a conquista.
No masculino, Weslley Dantas brilhou com uma atuação explosiva, apostando em rasgadas e batidas potentes para vencer o local Daniel Templar na grande final. O paulista de Ubatuba marcou a maior nota da competição (17,03) e garantiu sua primeira vitória em solo brasileiro em etapas do QS. “Trabalhei muito por esse resultado e dedico essa conquista à minha família e à minha cidade. Ubatuba, esse troféu é nosso!”, declarou.
Templar, mesmo com o vice-campeonato, emocionou a torcida local, repetindo o feito de João Chianca em 2021 e 2022. Saquarema ainda teve outro motivo para comemorar: a vitória histórica de Rickson Falcão no Pro Junior, tornando-se o primeiro atleta do município a vencer a categoria. A paranaense Luara Mandelli foi a campeã feminina Sub-20.
Nas pranchas clássicas do Longboard, a carioca Chloe Calmon conquistou seu terceiro título no festival, enquanto Phil Rajzman venceu pela primeira vez em Itaúna. Outro destaque local foi Rodrigo Sphaier, campeão em 2022, que ficou com o segundo lugar nesta edição.
O evento reforça a posição de Saquarema como o principal palco do surfe brasileiro e homenageia o legado de Leo Neves, atleta símbolo da cidade. “O Festival é mais do que uma competição. Ele movimenta a economia, celebra nossa identidade e projeta nossos talentos para o mundo”, destacou a prefeita Lucimar Vidal.