A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um seminário em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A ação acontecei no polo da Universidade de Vassouras, em Bacaxá, e reuniu profissionais e estudantes da área de saúde, nutrição e serviço social, além de técnicos da Secretaria Estadual de Saúde.
Durante o evento, diversos profissionais do Programa Municipal de Tuberculose palestraram e passaram informações aos presentes. 119 pessoas estiveram no evento que tinha como principal objetivo a conscientização sobre a Tuberculose e a importância do cuidado e prevenção da doença.
Em Saquarema, o Programa Municipal de Tuberculose realiza um trabalho contínuo junto à Rede Municipal de Saúde. O programa oferece acolhimento, consultas e medicação, de forma gratuita, além do apoio da equipe multifuncional do programa. No local, a equipe médica do programa solicita os exames que são encaminhados ao Laboratório Municipal para diagnóstico da doença.
Os principais sintomas da Tuberculose são: tosse seca e com catarro por mais de 3 semanas; febre baixa à tarde; suor noturno; emagrecimento; falta de apetite; palidez e fraqueza. A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.
O Programa Municipal de Tuberculose funciona de segunda a sexta-feira, das 08 às 16 horas, na Rua Waldir Macedo da Silva 180 casa 1, Verde Vale.