A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação e cultura, realizou a segunda edição do concurso Soletra Saquá. Voltado para alunos da Rede Municipal de Educação, a competição de soletração reuniu diversão, aprendizado e conhecimento para o público presente no auditório do Centro Municipal de Educação Padre Manuel.

Neste segundo ano, o concurso sofreu algumas modificações e teve grandes prêmios para os alunos vencedores. Além deles, as escolas campeãs também receberam troféus como forma de homenagem e incentivo à participação em futuras edições.

O Soletra Saquá reuniu alunos do 5° ao 9° ano das escolas municipais de Saquarema. Com isso, as competições foram disputadas em três categorias, de acordo com a idade e série dos participantes.

De acordo com a Prefeita Manoela Peres, o Soletra Saquá é importante para incentivar o engajamento dos alunos para o estudo da Língua Portuguesa: “O Soletra serve para fazer com que nossos alunos explorem ainda mais a Língua Portuguesa. É importante que eles tenham ainda mais curiosidade pelo nosso idioma e que se aperfeiçoem, refletindo em melhores linguagens oral e escrita”.

O nível dos participantes também foi um ponto elogiado pela organização do Soletra Saquá. De acordo com Robledo Gomes, um dos organizadores da competição: “Neste ano, os alunos vieram mais preparados em relação ao ano passado. O nível de dificuldade das palavras foi maior e todos os alunos corresponderam bem”.

Após as disputas, a aluna Letícia Fernandes, do 5° ano da escola Sebastião Manoel dos Reis venceu na Categoria A; Kaio Peçanha Nunes, do 6° ano da escola Ismênia de Barros Barroso foi o vencedor da Categoria B e Jonathas Vidal, do 9° ano da escola Elcira de Oliveira Coutinho, faturou o título da Categoria C.

A próxima edição do Soletra Saquá será realizada no ano que vem, em data que será definida posteriormente pelas equipes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.