A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste sábado (20/10), a primeira etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica no município. De acordo com dados da própria Secretaria de Saúde, os índices de imunização foram superiores ao esperado.

Nesta primeira etapa, a vacinação ocorreu nos postos CAMIS, Associação de Surf e escolas municipais José Bandeira, Luciana Coutinho, Oliveira Viana, Ipitangas, Edilênio Silva Souza, Amália de Costa Melo, Ciro Carvalho e João Laureano.

Quem não pode levar o cão ou gato de estimação para ser imunizado terá uma segunda chance neste sábado, dia 27, durante a segunda etapa de vacinação, que ocorrerá nos seguintes postos de saúde: Bicuíba, Vilatur, Bonsucesso, Água Branca, Barreira, Mombaça, Barra Nova, Rio Seco, Palmital, Rio Mole, Rio d’Areia e no Centro Administrativo de Jaconé. O horário de vacinação será de 09 às 16 horas, com exceção do posto volante de Palmital, que estará nas proximidades do Bar do Tatai, que atenderá das 09 às 14 horas.

A vacina antirrábica é destinada para cães e gatos a partir de 4 meses de idade e deve ser aplicada na região lombar através da via subcutânea. Aconselha-se não vacinar fêmeas grávidas, pois o estresse pode ocasionar o aborto. Além disso, não devem ser vacinados animais prostrados ou com diarreia, fêmeas em período de cio, animais com infestação de carrapatos ou pulgas ou bichos que estejam tomando antibiótico.

No momento da vacinação, os cães deverão estar com coleira e guia. Já os gatos, em caixas de transporte apropriadas. Os animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira.

Após a campanha, as vacinas ficarão disponíveis no setor de Vigilância Ambiental, ao lado do PU de Saquarema, das 09:30 às 11:30, e das 14:00 às 16:00, sempre às terça e quinta-feiras.