A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, possui diversos equipamentos de atendimento à população espalhados pela cidade. CRAS, CREAS e SCFV (Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) são algumas das unidades existentes em Saquarema.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

O CRAS oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

O local atende famílias e indivíduos em situação grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças  retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Procure o CRAS mais próximo da sua casa. Essa unidade é pública e os serviços são gratuitos.