A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou as atividades em alusão à Semana do Aleitamento Materno. As ações estão sendo realizadas no Ambulatório Pediátrico Municipal, em Bacaxá.

Até a próxima sexta-feira, 05, diversas atividades serão realizadas, gratuitamente, para os pacientes e seus responsáveis que foram buscar atendimento no Ambulatório Pediátrico. Palestras, orientações e demais serviços serão oferecidos para mostrar a importância do aleitamento materno para a vida da mãe e do bebê recém nascido.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF, os bebês até os seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno e não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida. Além disso, o aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois, auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia, e fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.

“Bebês que são amamentados ficam menos doentes e são mais bem nutridos do que aqueles que ingerem qualquer outro tipo de alimento. Todos devem ter acesso às informações sobre os benefícios do aleitamento materno. E é isso que estamos fazendo aqui: mostrando para a população como é importante, saudável e natural o rito do aleitamento materno para o bebê e as mamães”, informou a subsecretária municipal de Saúde, Ana Paula Duarte.

O Ambulatório Pediátrico Municipal está localizado na Rua Adolfo Bravo, 38, Bacaxá (rua do Hospital Municipal). O atendimento é realizado de segunda-feira a sexta-feira, das 08 às 16hs. A unidade, que reúne diversos atendimentos e especialidades para a saúde infantil, oferece maior comodidade, estrutura e qualidade no atendimento para crianças e responsáveis.

Com capacidade para até 800 atendimentos semanais, o espaço oferece atendimentos de Pediatria, Neuropediatria, Terapia Ocupacional, Pneumologia, Gastroenterologia, Psiquiatria, Puericultura (área da saúde que se dedica ao estudo dos cuidados com o ser humano em desenvolvimento, mais especificamente com o acompanhamento do desenvolvimento infantil), Cardiopediatria e Fisioterapia Respiratória.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support