A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ultrapassou as metas estipuladas pelo Governo Federal para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Iniciada no dia 6 de agosto, o objetivo era vacinar 95% do público-alvo no município.

De acordo com os dados do Vacinômetro, índice adotado pelo Ministério da Saúde para acompanhar o desenvolvimento das campanhas nos municípios, Saquarema alcançou nesta segunda-feira, dia onze, a taxa de 97,95% de imunização contra a Pólio. Já contra o Sarampo, a vacinação alcançou 98,09% do público-alvo.

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença infecciosa viral aguda transmitida de pessoa a pessoa. Algumas infecções mais graves podem se estender até o tronco encefálico e ainda para estruturas superiores, resultando em polioencefalite, que provoca apneia, a qual requer ventilação mecânica com o uso de um respirador artificial. Já o Sarampo é uma doença contagiosa que, em cerca de 30% dos casos, ocorrem complicações como diarreia, cegueira, inflamação do cérebro e pneumonia.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, além do período da campanha e do Dia D, uma ação importante para alcançar a meta de vacinação foi a imunização realizada nas creches do município. Durante duas semanas, técnicos e enfermeiros visitaram as unidades escolares para atualizar as cadernetas de vacinação das crianças, deixando-as em dia com todas as doses do calendário nacional de vacinação.

Durante visita à Creche Maria Catharino, no bairro Sampaio Corrêa, a Prefeita Manoela Peres falou sobre a ida às creches para a vacinação: “Esta era uma demanda das mães de nossas crianças. Muitos responsáveis trabalham o dia inteiro e não possuem tempo de levar os filhos ao posto de saúde. Quero agradecer, também, ao empenho das equipes da Secretaria de Saúde que trabalharam dia-a-dia para alcançarmos a meta.”

Para as pessoas que estavam fora do público-alvo da campanha vacinação contra o Sarampo, a vacina é disponibilizada durante todo o ano nos postos de Estratégia de Saúde da Família. Para ser imunizado, basta apresentar o cartão de vacinação para avaliação clínica.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support