A Prefeitura de Saquarema e o SEBRAE-RJ realizaram no dia 29/06 a primeira reunião do Comitê Gestor do Programa Cidades Empreendedoras. O workshop foi realizado no Teatro Municipal Mário Lago e contou com a presença de diversos servidores e secretários municipais, além de representantes de órgãos estaduais e empresários saquaremenses.

Neste primeiro encontro, os consultores do SEBRAE fizeram uma apresentação detalhada do programa Cidades Empreendedoras e iniciaram uma análise de diagnósticos para apontar as potencialidades e gargalos na gestão pública municipal.

Empreendedorismo, Educação, Ambiente, Gestão e Desburocratização são alguns dos pontos que serão abordados durante as consultorias do ‘Cidades Empreendedoras’. A meta é tornar o município de Saquarema mais eficiente, reduzindo custos, agilizando processos e compras, além de fomentar o empreendedorismo na cidade através da valorização do microempreendedor individual (MEI) e do pequeno produtor, responsável pela agricultura familiar.

Criado pelo SEBRAE, o Programa Cidades Empreendedoras  atua em seis eixos: compras governamentais; implantação da Sala do Empreendedor; integração total do município à REDESIMPLES; criação e fortalecimento do Agente de Desenvolvimento; empreendedorismo nas escolas e harmonização das legislações municipais no âmbito dos negócios. Saquarema participa junto com outras 10 cidades fluminenses do 2º ciclo do Programa – 2018/2019.  O objetivo é institucionalizar políticas públicas de desenvolvimento para os pequenos negócios, por meio da efetivação de um Plano Municipal de Desenvolvimento, visando o fortalecimento do ambiente de negócios em Saquarema e engajando a gestão municipal na promoção de políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas.

Nos municípios que participaram do Cidades Empreendedoras no ciclo 2017/2018, cerca de 90% deles passaram a emitir alvarás para licenciamento empresarial online e integrado com os demais órgãos estaduais e federais. Parte implantou a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos para disseminar o empreendedorismo nas escolas; e aumentaram o percentual das compras governamentais com micro e pequenos fornecedores.

Após a análise de diagnóstico, o Comitê Gestor será reunido novamente para avaliar os resultados obtidos nesta primeira etapa. A partir de então, os consultores do SEBRAE atuarão continuamente no município, visando atingir os objetivos do Programa Cidades Empreendedoras. Vale ressaltar que toda consultoria é realizada de forma gratuita, oferecida pelo SEBRAE à Prefeitura de Saquarema.