O município de Saquarema recebeu, na última quinta-feira, dia 06, o Selo Mais Mulher. O Título é entregue aos municípios que realizam atividades de prevenção e combate à violência contra o gênero feminino.

A entrega do prêmio foi feita durante cerimônia na sede do Conselho de Estadual dos Direitos da Mulher, no Rio de Janeiro. A Secretária Municipal da Mulher, Yara Santos, representou a prefeita Manoela Peres na solenidade. O título é concedido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos, através da Subsecretaria de Políticas para Mulheres.

Em Saquarema, o Selo destaca e confirma as boas práticas relacionadas às políticas públicas e ações positivas em favor das mulheres, desenvolvidas pela Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal da Mulher.

No âmbito do município, a Secretaria da Mulher atua na promoção e manutenção de políticas públicas voltadas à proteção e bem-estar da mulher, além de promover a igualdade entre homens e mulheres e combater todas as formas de preconceito e discriminação de gênero. As ações da Secretaria são pautadas pelos valores de: igualdade de gênero, respeito, cooperação e compromisso com os direitos das mulheres.

Além da sede da Secretaria, que funciona em Bacaxá, o município possui uma unidade do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) que presta acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, ofertando atendimento psicológico e social e orientação e encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher. Trata-se de um espaço estratégico de enfrentamento à violência contra mulheres que desenvolve seu trabalho por meio de uma atuação articulada com instituições governamentais e não governamentais.

De acordo com a Prefeita Manoela Peres, o Selo Mais Mulher confirma o bom trabalho que vem sendo feito no município: “Este Selo dado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos é a chancela de um bom trabalho que a Secretaria Municipal da Mulher vem realizando. Ainda temos muitos desafios pela frente e vamos avançar ainda mais para promover políticas públicas e ofertar melhor qualidade de vida para nós, mulheres saquaremenses”.

Outra ferramenta existente no município é o NUAM (Núcleo de Atendimento à Mulher), que funciona em conjunto com a Delegacia de Polícia Civil. O núcleo atende as vítimas de violência doméstica e funciona na Rua Luiz Januário, s/nº, no Centro de Saquarema, funcionando 24h por dia nas dependências da delegacia em local reservado exclusivamente para as mulheres.

Para mais informações, dúvidas e atendimentos, o CRAM Saquarema funciona na Secretaria Municipal da Mulher, na Rua Regociano Oliveira, 476, Bacaxá. O telefone é 2653-0658 / 2653-2769.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support