A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta quinta feira, 12,  capacitação intitulada “Enfrentamento da Esporotricose Felina”. A ação foi ministrada pelas equipes de Promoção de Saúde e das Vigilâncias Ambiental e Sanitária.

A capacitação ocorreu no Teatro Mário Lago e contou com a participação de médicos-veterinários de clínicas particulares do município, auxiliares e estagiários de Medicina Veterinária, além de ativistas de ONG’s locais de proteção animal.

Durante o evento, apresentado pelo coordenador do Programa Municipal de Tuberculose, Hanseníase, Esporotricose e Leishmaniose, Gerson Silva de Lima, e pelo médico-veterinário da Vigilância Sanitária Municipal, Marcio Barizon Cepeda, foram abordados os principais temas sobre a enfermidade, como a epidemiologia e casuística no Estado do Rio de Janeiro; a microbiologia do fungo; diagnóstico clinico-laboratorial; desafios, propostas e vigilância epidemiológica que o município realiza sobre a doença.

“Com essa capacitação, demos um importante passo para diagnosticar e começar a mapear o andamento da doença na cidade. Estamos trabalhando em conjunto, reunindo vários setores, para combater a Esporotricose em Saquarema”, informou o médico Marcio Barizon.

Foram esclarecidos, também, pontos importantes sobre o cuidado que os profissionais devem ter com a manipulação do felino doméstico acometido e sobre a preocupação, busca ativa e notificações que o município realiza de casos em relação à zoonose.

Em humanos, a infecção pela Esporotricose ocorre pelo contato do fungo com a pele ou mucosa, por meio de trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira; contato com vegetais em decomposição; arranhadura ou mordedura de animais doentes. As principais formas clínicas da doença são lesões na pele, localizadas principalmente nas mãos e braços; pequenos nódulos, localizados na camada da pele mais profunda, seguindo o trajeto do sistema linfático da região corporal afetada. Nos casos mais graves, quando a doença se dissemina para outros locais do organismo, pode haver o comprometimento de vários órgãos e/ou sistemas (pulmão, ossos, fígado).

Para mais informações sobre a Esporotricose, entre em contato com o Programa Municipal de Tuberculose, Hanseníase, Esporotricose e Leishmaniose. Ele funciona na Casa Amarela, à Rua Waldir Macedo da Silva, 180, casa 1, Verde Vale. O telefone é 2655-6441 e o e-mails é tuberculose@saquarema.rj.gov.br.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support