Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará a Campanha de Vacinação Antirrábica no município. A edição de 2021 contará com imunizações em postos volantes, durante os próximos meses, em diversos pontos da cidade.

O primeiro local de vacinação será a Praça do Coração, no Centro de Saquarema. O posto volante estará na terça-feira, 17, das 09 às 14 horas, imunizando os pets dos moradores que buscarem atendimento.

A vacina antirrábica é destinada para cães e gatos a partir de 3 meses de idade. Aconselha-se não vacinar fêmeas grávidas (pois o estresse pode ocasionar o aborto), em período de cio ou amamentando. Além disso, não devem ser vacinados animais prostrados ou com diarreia, animais com infestação de carrapatos ou pulgas ou bichos que estejam tomando antibiótico.

Animais levados por crianças NÃO serão vacinados pelas equipes de saúde. Por conta da pandemia do Covid-19, só serão imunizados os animais cujos donos ou tutores estejam com máscaras de proteção facial. É obrigatório que o cachorro esteja com focinheira e coleira e os gatos sendo transportados em bolsas pet.

A raiva é uma doença incurável e fatal em 100% dos casos, que pode acometer qualquer animal mamífero, incluindo o ser humano. A vacina é a única prevenção para essa enfermidade, portanto, para evitar esse problema, não deixe de vacinar o seu pet. Na campanha de vacinação de 2020, a Prefeitura de Saquarema realizou ao todo a imunização de 15.565 animais em todo o município, sendo 12.459 cães e 3.106 gatos.

Para saber o andamento da vacinação e a localização semanal dos postos volantes, siga a Prefeitura de Saquarema nas redes sociais. Acesse @PrefeituraDeSaquarema no Instagram ou Facebook. O cronograma estipulado pela Secretaria de Saúde para a vacinação é o seguinte:

Dia 14/09 – ESF Rio d’ Areia
Dia 21/09 – ESF Vilatur