A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que aplicou mais de 3 mil doses da vacina contra a Febre Amarela somente no Dia D de vacinação, que foi realizado no último sábado, 27. Quinze unidades municipais de saúde, além do Corpo de Bombeiros, Hospital Estadual dos Lagos (H.E. Lagos) e um posto volante na Praça de Bacaxá, ficaram abertos para que a população pudesse ser imunizada.

Desde 2017, quando a vacinação contra a Febre Amarela foi ampliada no município, 32 mil doses foram aplicadas em Saquarema. As doses oferecidas à população até o momento são do tipo completa, já que a cidade não está na lista de recomendação da Secretaria Estadual de Saúde para a aplicação de doses fracionadas.

Segundo o Ministério da Saúde, a febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), hemorragias e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.

Os macacos podem desenvolver a febre amarela silvestre. Porém, eles não transmitem a doença para os humanos, assim como uma pessoa não transmite a doença para outra. A transmissão se dá somente pelo mosquito.

Em Saquarema, as ações intensificadas de vacinação contra a Febre Amarela ocorrerão até o dia 16/02 (sexta-feira).