A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, está lançando cinco editais que vão injetar recursos no valor total de R$ 706.098,33 no município. Os editais, cujo valor de R$ 306.098,33 é proveniente de complemento do exercício 2021 da Lei Aldir Blanc de apoio à cultura e R$ 400.000,00 do orçamento da Prefeitura, contemplarão o mercado da cultura em todas as suas manifestações. As ações têm por objetivo valorizar os artistas locais e ativar o mercado cultural do município com a premiação de até 131 propostas culturais a serem realizadas em 2022. Um dos editais também viabilizará a constituição do acervo do Centro de Memória de Saquarema, em fase de implantação.

O primeiro edital, de Chamada Pública nº 05/21 – Prêmio Saquarema Cultural II, tem o objetivo de socorrer os trabalhadores da cultura e da arte atingidos em seus trabalhos em decorrência da Pandemia de Covid-19. Serão premiadas até 30 propostas com R$ 10.203,27 (dez mil duzentos e três reais e vinte e sete centavos) cada uma. O período de inscrição será de 16 a 26 de novembro e o resultado final será publicado até o dia 03 de dezembro.

O segundo Edital, de Concurso nº 03/2021, tem por objetivo a premiação de espetáculos de teatro, dança e circo e vai contemplar até 10 propostas com o valor de R$ 10.000,000 (dez mil reais) cada uma. O período de inscrição será de 09 a 11 de dezembro e o resultado final será divulgado até o dia 22.

O terceiro edital, também de Concurso, nº 04/21, premiará até 10 propostas de exposições de quadros, esculturas e artesanato, cada uma com R$ 10.000,000 (dez mil reais), sendo R$ 8.000,00 (oito mil reais) para o artista e R$ 2.000,00 (dois mil reais) para o espaço que abrigar o evento. O período de inscrição também será de 09 a 11 de dezembro e o resultado final divulgado até o dia 22.

O quarto edital, da mesma modalidade de Concurso, nº 06/21, selecionará propostas para a constituição de acervo e pesquisa que contemplem a preservação cultural do município, para a constituição do Centro de Memória de Saquarema. Dividido em três categorias, o edital prevê até 20 prêmios no valor individual de R$ 1.000,00 (um mil reais) para a aquisição de peças de valor histórico; até 20 prêmios no valor de R$ 2.000 (dois mil reais) cada, também para a aquisição de peças de valor histórico; e até 8 prêmios no valor unitário de R$ 5.000 reais (cinco mil reais) para a aquisição de pesquisas a respeito da história de Saquarema em formato audiovisual. As inscrições serão de 03 a 14 de janeiro de 2022 e o resultado final será divulgado até o dia 28 daquele mês.

O quinto edital, igualmente de Concurso, nº 07/21, trata de seleção e premiação de shows musicais que contemplem a diversidade. Dividido em três categorias, premiará até 3 shows de bandas, cada um com R$ 5.000,00 (cinco mil reais); até 10 shows de duplas (voz e 01 instrumento), com R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) cada; e até 20 shows solo, com prêmio individual de R$ 1.250,00 (mil duzentos e cinquenta reais). As inscrições estarão abertas de 03 a 14 de janeiro de 2022 e o resultado final divulgado até o dia 28.

As propostas serão avaliadas por comissões criadas para tal fim e as inscrições serão realizadas on-line, através de plataforma a ser disponibilizada pela Prefeitura Municipal de Saquarema, ou presencialmente, no endereço: Casa da Cultura Walmir Ayala – Rua Coronel Madureira, nº 70 – Centro – Saquarema/RJ, das 9h às 17h.

Poderão se inscrever para concorrer aos editais pessoas físicas e jurídicas, desde que em situação regular e ativa junto aos órgãos competentes de controle. É vedada a participação todos os servidores da Prefeitura Municipal de Saquarema e de suas Entidades Indiretas; servidores titulares de cargos comissionados, cargos efetivos, contratados e terceirizados da SECULT; membros da Comissão Avaliadora e seus cônjuges, companheiros, parentes consanguíneos ou afins 2º grau; cônjuges, companheiros, parentes consanguíneos ou afins até 2º grau dos servidores da SECULT; e pessoas físicas menores de 18 (dezoito) anos.

Mais informações e acesso, na integra, aos editais, podem ser obtidos no link saquarema.rj.gov.br/cultura