Criado pela Prefeitura de Saquarema em dezembro de 2002, o Programa Bolsa Atleta beneficia, atualmente, 50 atletas amadores, moradores no município, com o auxílio de R$ 700,00 (setecentos reais) mensais. Dessas jovens e promissoras estrelas, algumas já foram vencedoras de competições importantes, no Brasil e no exterior. Jiu-jitsu, surfe, voleibol, natação, entre outras modalidades esportivas estão entre aquelas praticadas por esses atletas que vêm levando o nome do município mundo afora, auto alimentando um processo que faz com que mais e mais jovens se interessem pela prática do esporte.

Pode-se afirmar que programa foi concebido sob medida para Saquarema, uma vez que ao dar suporte para o desenvolvimento de atletas, revitaliza a vocação da cidade, cada vez mais consolidada como a capital dos mais variados esportes, aos quais vem abrigando, ao sediar campeonatos nacionais e internacionais cada vez com maior frequência de atletas e público.

Os atletas

Contabilizando inclusive as vitórias, a história dos jovens que fazem jus à bolsa é sempre muito parecida e prova viva de que a ação é válida enquanto programa social, entre os tantos que Saquarema tem e que vêm mudando a vida dos moradores.

Richard Elias Oliveira da Silva tem 20 anos e já foi campeão estadual e 2º lugar na Copa Carioca de fisiculturismo. Para ele, o Programa Bolsa Atleta, do qual faz parte há seis meses, tem sido fundamental para a sua preparação, conforme explica: ” O Bolsa Atleta está sendo importantíssimo já que está colaborando com o meu desenvolvimento como atleta. Vem sendo de grande valia, pois me facilita no custeio da minha alimentação. Para os jovens que querem se dedicar ao esporte, o Bolsa Atleta vale muito a pena.”

História similar é a de Ingra Klapper Frota Pedroso, de 17 anos, uma das grandes promessas da natação. Campeã brasileira pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA e finalista sul-americana, Ingra esteve no programa em 2018 e agora está em 2022 e por conta disso pode se dedicar com um pouco mais de tranquilidade ao seu esporte de coração. “O esporte é muito importante na vida de qualquer pessoa. Ajuda não só fisicamente, mas mentalmente também. Por isso é muito legal que todos façam parte desse projeto e nunca desistam dos seus sonhos, pois muitas vezes o esporte ajuda a alcançá-los”, relata.

Caio Carreira Ramos, também de 17 anos, é mais uma história de sucesso. Campeão mundial, pan-americano e sul-americano de Jiu-Jitsu, Caio esteve no Programa Bolsa Atleta em 2019, 2021 e continua em 2022. Para ele o benefício tem sido bastante relevante. “O Bolsa Atleta me possibilita arcar com os custos e despesas que preciso para me tornar um atleta profissional. E para aqueles que pretendem se dedicar ao esporte, vai uma dica: Não desistam se não conseguirem a bolsa na primeira tentativa, faça o seu currículo, organize a sua documentação e tenha fé que vai dar certo!”, complementa.

Conforme explica a Prefeita de Saquarema, Manoela Peres, “um programa social voltado para apoiar atletas num município que respira esportes, como é hoje Saquarema, traz bons resultados para todos. Tanto para o jovem morador, que pode desenvolver seu talento com algum suporte e mais conforto quanto, lá na outra ponta, para o próprio município que se beneficiará do prestígio que a futura estrela lhe trará, com a associação da cidade àquela prática esportiva. Com isso, mais competições cogitarão ter Saquarema como palco, com vantagens para o turismo e a economia, e outros tantos jovens se interessarão por esportes”.

O Programa Bolsa Atleta, oferecido pela Prefeitura de Saquarema, através da Secretaria de Esportes Lazer e Turismo, abre regularmente inscrições no final de cada ano, com ampla divulgação nas redes sociais da Prefeitura. Para concorrer é necessário ser atleta amador, em plena atividade esportiva, com idade máxima de 28 ( vinte oito) anos; estar vinculado a entidade legalmente constituída que represente a sua modalidade esportiva; apresentar rendimento de destaque em competições oficiais de âmbito municipal, estadual, nacional ou internacional; e ter residência fixa no Município de Saquarema há mais de 24 ( vinte e quatro) meses.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support