Sucesso! Esta é a palavra que define o primeiro dia de competições do Campeonato Mundial de Surf na Praia de Itaúna, em Saquarema. Organizado pela World Surf League – WSL, em parceria com a Prefeitura de Saquarema e a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, o mundial levou milhares de moradores e turistas para torcer pelos principais nomes do surf mundial.

Desde às 07 da manhã, diversos surfistas aproveitaram as potentes ondas de Itaúna para fazer grandes manobras e conquistar importantes notas para seguir no ranking em busca do título de campeão da etapa brasileira. O time brasileiro fez bonito e continua firme na disputa pelo pódio.

Já nas areias e no entorno da Praia de Itaúna, o time da Prefeitura de Saquarema também deu show! As equipes da Secretaria Municipal de Transporte e Serviços Públicos atuaram na limpeza da praia e das ruas do entorno. Máquinas, caminhões, garis e varredores ficaram de prontidão no local e no entorno do evento. A Secretaria de Saúde montou uma tenda para atendimentos e primeiros socorros no local. Além da estrutura, ambulâncias estavam de prontidão para garantir rápida remoção dos pacientes.

No stand de informações turísticas, funcionários da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo atuaram distribuindo material informativo da cidade de Saquarema e tirando dúvidas dos turistas que visitavam o local.

Outra principal área de atuação foi a Segurança Pública. Em parceria com a Polícia Militar, a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública atuou com 12 viaturas (administrativa, Posturas, Salvamar, Defesa Civil, Guarda Civil e Trânsito), além de 22 Guardas Civis, 3 Fiscais de Posturas, 6 agentes de apoio às Posturas, 35 Guarda-Vidas, 18 Agentes de Trânsito, 3 Guardas Ambientais e 4 agentes da Defesa Civil. Já a Polícia Militar atuou com 6 viaturas, 4 motocicletas, 1 base (trayller), 6 cavalos da tropa de cavalaria e 28 policiais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, o número de pessoas em Itaúna foi o maior já registrado até hoje. Contudo, nenhum incidente grave foi registrado, colaborando para o bom andamento do evento. Para os próximos dias de competições, o efetivo será mantido no bairro, sem desguarnecer os demais bairros da cidade.

Pelo terceiro ano consecutivo, Saquarema recebe a etapa brasileira do Mundial de Surf da WSL. O campeonato representa um incremento para a economia da cidade, com geração de emprego e renda para a população. De acordo com a Prefeita Manoela Peres, “Enquanto o mundo está com os olhos voltados para nossas praias, estamos trabalhando para trazer o maior número de benefícios a moradores e turistas. Saquarema ganhou uma vitrine que muitas cidades gostariam de receber! Ter suas belezas naturais, sua gente, cultura e gastronomia compartilhados para todo o planeta é uma excelente chance de potencializar seu desenvolvimento social e econômico”, afirmou.