A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou neste sábado, 10/11, a etapa final do 1º Prêmio de Poesia Roseana Murray. A ação aconteceu no auditório do Centro Municipal de Educação Padre Manuel, no bairro Porto da Roça. Voltado para alunos da rede municipal de educação, o Prêmio de Poesia tinha por objetivo revelar talentos literários no município, além de despertar maior interesse dos alunos para a poesia, um dos gêneros literários mais conhecidos da Língua Portuguesa.

O Prêmio de Poesia Roseana Murray reuniu alunos do 1º e 2º seguimentos, além de estudantes do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) e movimentou toda a comunidade escolar do município. Nesta etapa final, 10 poesias concorrem ao prêmio e as três melhores receberam, além dos troféus, diversos brindes.

A escolha pela homenagem à escritora deu-se pelo fato de ser autora de diversos livros de poesia e contos para crianças e jovens. Além disso, Roseana Murray trabalha com o projeto de leitura Café, Pão e Texto, recebendo escolas públicas em sua casa para um café da manhã literário. Sempre que é possível, ela atende às solicitações de visitas às escolas do município.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Antonio Peres Alves, a realização do Prêmio de Poesia foi muito gratificante: “Pudemos ver a alegria de cada aluno ao ver suas poesias aplaudidas pelo público. Estes pequenos autores representam o futuro da literatura saquaremense. Nós, da Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, continuaremos investindo para fortalecer a cultura literária em nossos alunos”.

Divididos em 4 categorias, de acordo com as idades e séries, os alunos participantes puderam se apresentar e recitar suas poesias. Foram vencedores os seguintes alunos:

– 1° lugar na Categoria A (alunos do 3° ao 5° ano): Marcela de Araújo Garcia Basílio, da Escola Municipal José Bandeira;

– 1° lugar na Categoria B (alunos do 6° e 7° anos): Laiz Ferreira da Silva, do Colégio Gustavo Campos da Silveira;

– 1° lugar na Categoria C (alunos do 8° e 9° anos): Livia dos Santos Vieira, da Escola Municipal Elcira de Oliveira Coutinho;

– 1° lugar na Categoria D (alunos do Ensino de Jovens e Adultos): Neide da Costa Motta, do Centro Municipal de Educação Padre Manuel.

Durante a cerimônia, a escritora Roseana Murray falou um pouco de sua trajetória e da alegria em ser homenageada no município de Saquarema: “Estou muito feliz em ser homenageada neste prêmio de poesia. É gratificante ver que a Literatura, especialmente a poesia, está sendo valorizada no município de Saquarema”.

Para o ano de 2019, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura fará uma nova edição do Prêmio de Poesia, integrando ainda mais os alunos de toda a rede municipal de educação.