A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Serviços Públicos, recebeu o primeiro lote dos cartões do programa Tarifa Solidária. Entregues pela Rio Card nesta sexta-feira, 17, os 9329 cartões já poderão ser retirados pelos moradores nos pontos de cadastramento a partir desta segunda-feira, 20.

Quem se inscreveu e realizou todas as etapas de cadastramento poderá, a partir do dia 20, das 09 às 16 horas, ir ao local onde efetuou o cadastro e retirar o cartão. Com ele, o passageiro poderá pagar dois reais em cada viagem e a Prefeitura pagará a outra metade do valor por meio de subsídio à empresa. O benefício é válido apenas para as linhas municipais, que são operacionalizadas pela concessionária Rio Lagos.

O programa foi criado com o objetivo de gerar economia para os passageiros. Tendo como base o valor da tarifa atual, o usuário que utiliza dois ônibus (ida e volta), de segunda a sábado, para ir e voltar ao trabalho, gastaria em média R$ 208 no mês. Com o cartão Tarifa Solidária, este valor cai para R$ 104. Ao final do ano, a economia fica em R$ 1.248,00.

“Este é o primeiro passo para modernizarmos e ampliarmos o sistema de transporte público em Saquarema. Vamos aumentar horários, criar novas linhas e atualizar itinerários para poder atender um número cada vez maior de moradores em diversos bairros da cidade”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

“O setor de Fiscalização de Transportes está sendo reestruturado para atuar ainda mais no município. A população pode sugerir, solicitar, reclamar e elogiar o serviço prestado por ônibus na cidade pelo canal da Ouvidoria, por exemplo. A demanda será encaminhada e nossos fiscais atuarão para melhorar transporte público em Saquarema”, completou o secretário municipal de Transporte e Serviços Públicos, Lindonor Ferreira.

O cartão Tarifa Solidária não tem limite de utilização diária e não precisa ser recarregado. O passageiro que não se cadastrar e não tiver o cartão pagará o valor inteiro da tarifa, que é R$ 4.

Para reclamações, sugestões, dúvidas ou elogios, o morador pode enviar e-mail para a Ouvidoria do município, no endereço ouvidoria@saquarema.rj.gov.br. Quem desejar se inscrever, basta procurar o ponto de cadastramento montado no Centro Administrativo, na Avenida Saquarema, 4299, Porto da Roça.