A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar neste sábado, 18, o Dia D de Vacinação Contra o Covid-19 e testagem para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A ação busca alcançar os moradores que ainda não se vacinaram com a primeira dose (D1) contra o coronavírus, bem como aqueles que estão com a segunda dose (D2) ou a dose de reforço (DR) em atraso.

Na ocasião, também será ofertada testagem rápida para diagnósticos de HIV e outras ISTs, como hepatites virais. É importante que os moradores tenham em mãos comprovante de vacinação e comprovante de residência para receber a dose da vacina, bastando o segundo documento para a realização dos testes rápidos.

O Dia D será realizado, 09h às 16h, na Associação de Surf, em Itaúna; nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Engenho Grande e Bacaxá; e nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Água Branca, Barra Nova, Barreira, Bicuíba, Bonsucesso, Mombaça, Palmital, Rio d’Areia, Rio Mole, Rio Seco, Sampaio Corrêa, Vilatur, Jaconé e Centro.

“Nosso índice de vacinação está muito alto, mas não podemos nos descuidar. Falta atingir esses moradores que ainda não foram vacinados. Estamos, inclusive, fazendo busca ativa daqueles que ainda não compareceram para se vacinar ou que se encontram com a D2 e a DR atrasadas. Os poucos casos graves e óbitos envolvem sempre pessoas que não se vacinaram ou que se encontram com o ciclo vacinal incompleto. E aproveitando a mobilização dos moradores no Dia D, vamos reforçar as ações da campanha Dezembro Vermelho disponibilizando, nos locais de vacinação, testagem gratuita para HIV e demais ISts. Desde 2017 a cidade não registra nenhum caso de transmissão vertical da AIDS, situação que precisa permanecer sob controle”, informou a Subsecretária de Saúde, Ana Paula Duarte.

Com 86,79% da população a partir dos 12 anos vacinada com as duas doses ou dose única, o que corresponde a 69,06% da população total do município (90.583 habitantes) plenamente imunizada contra a Covid-19, Saquarema já cumpriu integralmente o calendário de vacinação por idade. A dose de reforço já foi aplicada em 6.367 moradores. Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde vem promovendo repescagem de vacinação para todos os públicos a partir dos 12 anos e aplicando a segunda dose conforme o prazo estabelecido para cada imunizante.