A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou na segunda-feira (25), no Centro Municipal de Educação Padre Manuel, no Porto da Roça e no Centro Municipal de Educação Menaldo Carlos de Magalhães, no bairro Caixa d’Água, mais uma etapa do Programa Capacitar Educação, ação voltada para os profissionais da rede pública de ensino.

Os primeiros encontros do Programa em 2019 reuniram profissionais que atuam nas creches, pré-escola, do 1º ao 9º ano, gestores, coordenadores, secretários, inspetores e profissionais da educação inclusiva do município. O programa abordou temas relacionados aos cuidados básicos dos primeiros socorros, apresentando importantes métodos e materiais utilizados nos primeiros atendimentos e emergências; a matemática na pré-escola, como trabalhar a abordagem lúdica na aprendizagem, técnicas de alfabetização, desenvolvimentos de habilidades e competências em sala de aula, interferência pedagógica no desenvolvimento do aluno, entre outros temas.

A Formação Continuada, com o Programa Capacitar Educação, é direcionado ao educador e desenvolve habilidades, qualificando o profissional, dentro das instituições de ensino. O programa é realizado em conformidade com a legislação do PNE (Plano Nacional de Educação) e o PME (Plano Municipal de Educação), com encontros mensais, oficinas e palestras. Todas as atividades são realizadas pelo Instituto Conhecer, com o apoio da Prefeitura de Saquarema.