A Prefeitura de Saquarema, por meio da Guarda Civil Municipal, iniciou nesta semana uma fase de testes operacionais com dois carros totalmente elétricos. Os veículos, do modelo Zoe, fabricado pela Renault, serão utilizados no patrulhamento da cidade para uma avaliação mais profunda do uso da tecnologia no dia a dia. Os carros serão avaliados durante 30 dias.

Silencioso e econômico – estima-se que o custo de rodagem seja um quarto do valor de um veículo de porte similar a gasolina -, o Zoe é um pouco maior do que o Renault Sandero, medindo 4.084 mm (C) x 1.787 mm (L) x 1.582 mm (A). Alcança até 385 km de autonomia sem emitir um grama de dióxido de carbono na atmosfera e pode ser recarregado em tomada caseira. Uma carga de apenas meia hora, em corrente contínua (DC), garante autonomia de até 150 quilômetros. Em cerca de uma hora se obtém a carga completa. O modelo gera 135 HP, acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e sua velocidade máxima é 140 km/h. Além disso, o Zoe conta com bancos feitos de materiais recicláveis, assim como o painel, com pleno compromisso com a sustentabilidade.

Caso haja sucesso na testagem, a Prefeitura de Saquarema irá iniciar estudos para implantar outros veículos elétricos na frota.