A inauguração do Centro Municipal de Reabilitação Professora Dilma Coutinho da Silva, que acontece na quinta-feira (04), faz parte das ações em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, lembrado nesta terça-feira, dia 2 de abril.

A nova unidade municipal auxiliará na reabilitação de pessoas com qualquer tipo de deficiência física, intelectual ou sensorial, promovendo ações e serviços que desenvolvam o paciente de forma psicossocial, profissional e pessoal, potencializando talentos e habilidades naturais. Com o trabalho de desenvolvimento individual e coletivo, os profissionais buscam contribuir com as conquistas dos pacientes, por meio da autonomia e participação social.

O local oferecerá atendimentos específicos e assistência à saúde da pessoa com deficiência, com atividades diversas e ambientes especializados na reabilitação. Atividades como arteterapia, musicoterapia, hidroterapia, manuseio de produtos naturais nas hortas e o maior jardim sensorial da região dos lagos, atendem as necessidades de acesso e qualidade no atendimento aos usuários, garantindo atenção humanizada, assistência multiprofissional, ações que favoreçam a inclusão e o exercício da cidadania, promovendo o respeito às diferenças e enfrentando estigmas e preconceitos na sociedade.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 1 em cada 160 crianças tenha o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no mundo. Pessoas diagnosticadas com o TEA podem apresentar características relacionadas ao desenvolvimento cognitivo, de linguagem e dificuldades sociais. Em 2012, com a instituição da lei 12.764, a pessoa com TEA passou a ser considerada pessoa com deficiência, para efeitos legais, conferindo a elas o direito ao acesso a políticas públicas e benefícios sociais. Os projetos e programas terapêuticos oferecidos pela Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, são construídos em conjunto com a família do paciente, que é de fundamental importância para seu desenvolvimento, garantindo autonomia e melhor qualidade de vida.

O Centro Municipal de Reabilitação Professora Dilma Coutinho da Silva fica na Travessa do Ingá, número 79, no bairro Gravatá. O local foi cuidadosamente planejado e construído com ambientes espaçosos, seguros e confortáveis, auxiliando o tratamento dos usuários.