A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta terça-feira, 02, mais uma Casa Creche no município. Com capacidade para atender em torno de 40 alunos, a Casa Creche Tia Dalita está instalada no bairro Porto da Roça.

A nova casa creche recebeu o nome de Daliataria Gomes dos Reis Nascimento, professora alfabetizadora da rede municipal de educação. Por muitos anos Tia Dalita, como era carinhosamente chamada pelos seus alunos, trabalhou em diversas escolas de Saquarema, à frente de turmas ou em salas de leitura.

“Hoje, demos mais um passo para aumentar a oferta de vagas na Educação Infantil. São 40 novas vagas, 40 novas famílias que serão beneficiadas. 40 mães e pais que poderão retornar ao mercado de trabalho porque terão um espaço de qualidade, com segurança, para poder deixarem seus filhos”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

A Casa Creche Tia Dalita possui 3 salas de aula, refeitório, banheiros, cozinha, secretaria, sala dos professores e parquinho. A unidade funciona na Rua Silvina Joaquina de Nazaré, 14, Porto da Roça (rua em frente ao Centro Administrativo Municipal Ezio Ferreira Costa).

Alvorada e Mombaça também terão novas casas creche

Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Educação irá inaugurar duas novas casas creche no município: uma no bairro Alvorada e outra no bairro da Mombaça. Com obras mais adiantadas, a Casa Creche Ygor Ferreira de Oliveira será a próxima casa creche a ser inaugurada. A unidade está localizada no bairro Alvorada, na Rua Luiza Antônia Soares e também atenderá, em média, 40 alunos. Já a casa creche do bairro Mombaça está em fase de adequação. Em breve, o Município publicará o decreto que denominará o novo equipamento educacional.

O projeto Casa Creche consiste em adaptar espaços estão sem uso e transformá-los em unidades de Educação Infantil. Por serem áreas já construídas, o período de obras e mais curto e a oferta de vagas é feita de forma mais rápida. Ao encontrar um espaço em uma região com déficit de vagas de creche, a Prefeitura de Saquarema aluga áreas para a criação de uma nova creche. Todo o procedimento leva em média 3 meses até a inauguração e funcionamento. Já a construção de uma creche, por exemplo, pode levar até dois anos, levando-se em conta o período de licitação, contratação e execução da obra.