A Prefeitura de Saquarema, juntamente com a concessionária Águas de Juturnaíba, responsável pela captação, tratamento, distribuição de água, além da coleta e tratamento de esgoto em Saquarema, está buscando melhorias para sanar o crônico problema no abastecimento de água e coleta de esgoto do município. Nesta terça-feira, dia 20, a Prefeita Manoela Peres recebeu o superintendente da concessionária, Carlos Gontijo, além dos secretários de Obras e Urbanismo, Danilo Villa Verde; de Planejamento, Gustavo Camacho; Controle Geral, Paulo Garritano; e Comunicação, Nilson Jr.

Durante a reunião, a concessionária Águas de Juturnaíba se comprometeu a fazer grandes investimentos nos próximos 5 anos na cidade. Para isso, será realizada a ampliação das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) em Itaúna e Bacaxá, além da construção e ampliação do Sistema de abastecimento de água de Raia, Condado e Retiro e a construção da Estação de Tratamento de Esgoto Jacarepiá;

Com a ampliação da ETE de Bacaxá, a estação será capaz de tratar 80 litros de esgoto por segundo. Atualmente, a capacidade de tratamento é de 50 litros por segundo. Já a ETE de Itaúna passará de 15 para 30 litros por segundo de esgoto tratado. A nova ETE de Jacarepiá conseguirá tratar 16 litros de esgoto por segundo, retirando o esgoto que é despejado sem tratamento na lagoa de Jacarepiá.

Outro ponto importante será a construção de uma nova adutora de 19 quilômetros que trará água de Araruama para o sistema de Saquarema. Com isso, haverá a implantação de 21 quilômetros de extensão de rede de água no município, gerando 12.045 novas ligações e mais 38 mil habitantes beneficiados na cidade. Um reservatório com capacidade de 3 milhões de litros será construído no Morro da Cruz, garantindo o abastecimento do Boqueirão e Barra Nova.

Após a parceria da Prefeitura de Saquarema com a concessionária, toda a área de concessão terá cobertura de 100% no abastecimento de água, conforme explicitado pela concessionária, e tratamento de 100% do esgoto despejado nas lagoas.

Todas as intervenções realizadas pela concessionária serão fiscalizadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo. As obras seguirão um cronograma para minimizar os transtornos a moradores e motoristas que utilizam as vias por onde passarão as novas redes de água. Uma comissão de servidores públicos, secretários municipais e representantes da concessionária Águas de Juturnaíba será formada para avaliar o andamento das obras e planejar os novos investimentos na cidade.