A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, está dando continuidade à Jornada Pedagógica que vem sendo realizada no município desde 2017. A etapa realizada nesta sexta-feira, dia 13 de abril, aconteceu nas dependências do Centro Municipal de Educação Padre Manuel, no bairro Porto da Roça.

Após diversos encontros com professores, diretores e demais funcionários da Rede Municipal de Educação, o foco neste momento é a melhoria dos índices de Saquarema na avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Para isso, o secretário de Educação de Novo Horizonte – SP, prof. Paulo Magri, foi convidado a palestrar aos professores de Matemática e Língua Portuguesa de Saquarema. Paulo é o secretário de Educação mais premiado do Brasil no IDEB e o município de Novo Horizonte já foi premiado 5 vezes na avaliação nacional. A palestra teve o tema “Como Transformar a Sua Escola em Campeã no IDEB”.

Criado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep) em 2007, o IDEB sintetiza em um único indicador dois conceitos importantes para aferir a qualidade do ensino no país: 1 – Fluxo: representa a taxa de aprovação dos alunos; 2 – Aprendizado: corresponde ao resultado dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica, aferido pela Prova Brasil, que será realizada em 2019.

Em Saquarema, no ano de 2018, a formação continuada teve início no dia 06 de fevereiro, com o Programa Capacitar Educação. O primeiro encontro, realizado no Colégio Padre Manuel, contou com palestras de Plínio de Oliveira e Jairo Di Paola, reunindo professores, diretores, orientadores educacionais e pedagógicos.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Antonio Peres Alves, a meta é transformar a educação de Saquarema em referência regional: “Sabemos que o caminho é longo e a Prefeitura de Saquarema está investindo cada dia mais na Educação. Na base, estamos entregando os kits escolares aos quase 14 mil alunos da rede municipal. Além disso, oferecemos o Centro de Capacitação Profissional para os jovens e adultos e o transporte universitário para mais de mil alunos.  Estamos capacitando os profissionais da Educação para que eles tenham mais ferramentas e melhores condições para fazer um trabalho de qualidade. Nosso objetivo é que Saquarema seja referência na Educação na região”.

Nos próximos meses, o Programa Capacitar Educação contará ainda com encontros mensais com oficinas e atividades avaliativas, e ao fim, em novembro, duas palestras de encerramento, concluindo o ciclo do curso. Todos os encontros e palestras são realizados pelo Instituto Conhecer, com apoio da Prefeitura de Saquarema.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support