A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, segue com as obras do Charqueado em ritmo avançado. Diversas ruas já estão pavimentadas e as obras já caminham para a fase final. Iniciadas em dezembro de 2019, as obras do Charqueado contam com drenagem e calçamento, uma nova praça, urbanização e implantação de nova iluminação, trazendo mais qualidade de vida para a população.

A pavimentação adotada no bairro foi do tipo piso intertravado, pavimento em que o revestimento é formado por blocos de concreto com intertravamento por areia de selagem. As cargas a que o pavimento é exposto são distribuídas pelos blocos e resistidas em conjunto. Um piso intertravado não se desloca lateralmente quando solicitado, nem rotaciona, nem translaciona. Entre as vantagens desse tipo de pavimento, estão:

• não impermeabiliza o solo da área, permitindo a rápida drenagem do local;
  • a integridade do material de revestimento é mantida, o que faz com que ele seja reaproveitável após manutenções, e não apresente problemas funcionais;
  • a capacidade de reaproveitamento permite não só reutilizar no mesmo local, mas caso haja a necessidade de mudar algum caminho ou acesso, os blocos podem ser realocados. Isso reduz a geração de entulhos e consequente necessidade e custo de disposição;
  • a vida útil considerada em projeto é igual àquela proposta para pavimentos em placas de concreto de cimento Portland, de vinte anos, e superior àquela considerada em pavimentos asfálticos (de até dez anos, desconsiderando excedentes de carga e outros fatores).

“Eu sei que essas obras são muito importantes para os moradores do Charqueado. Estamos dando mais dignidade e qualidade de vida para essa população. Teremos um Novo Bairro aqui na Basiléa e os moradores ficarão muito felizes com a conclusão deste obra, sonho antigo de todos”, declarou a Prefeita Manoela Peres.

Para acompanhar o andamento das obras, o cidadão poderá seguir a Prefeitura de Saquarema no Facebook ou no site Oficial da Prefeitura. O endereço do Facebook é facebook.com/PrefeituradeSaquarema. O Site Oficial é saquarema.rj.gov.br