De 20 a 30 de abril, o céu de Saquarema ficou ainda mais bonito e movimentado! Centenas de atletas de onze equipes disputaram o título mundial em três categorias no Campeonato Mundial de Paramotor, que foi disputado em Sampaio Corrêa.

A estreia do Brasil como sede da 11ª edição do Campeonato Mundial de Paramotor confirmou a hegemonia francesa no esporte. Ao longo de 10 dias de provas, cerca de 100 atletas de onze países coloriram o céu de Saquarema em uma competição acirrada, que contou com desafios surpresa para os atletas. No final, o italiano Pasquale Biondo levou a melhor, conquistando o título na categoria PF1, que desde 2014 estava nas mãos dos pilotos franceses.

Ao longo do campeonato, os atletas realizaram provas de navegação com economia de combustível, navegação rápida, pouso com precisão e desafios como paraball, em que os pilotos precisam, durante o voo, pegar uma bola com os pés e arremessar dentro de uma cesta no gramado.

Na categoria Paramotor Solo (PF1), o título ficou com italiano, Biondo Pasquale, seguido por Cyrill Chelli (França) e Jean Emille Oulha (França) em terceiro lugar. Vale destacar que entre os 10 primeiros pilotos desta categoria, sete são franceses. Na Paratrike Solo (PL1)1 – Boris Tysrbaert (França), Michael Merle (França) e o brasileiro Marcelo Martins conquistou um título inédito para o país, ficando em terceiro lugar. Já na modalidade Paratrike Duplo (PL2) os vencedores foram: 1 – Fabrice Breuzard e Oriane Brezaurd (Franca); Stéphane Clavurier e Cyril Pasquier (France) e Valcir Aires e Alison Gehrke (Brasil), em primeiro, segundo e terceiro lugar respectivamente.

Para o novo campeão mundial, Pascale Biondo, a realização do mundial pela primeira vez nas Américas surpreendeu: “As provas estavam disputadas e foi uma competição com altos e baixos, mas no final deu tudo certo e celebro este título conquistado no Brasil”, destaca Pasquale.

Brasil mostra crescimento do esporte

Estreando em competições internacionais, a equipe brasileira mostrou que veio representar com força o país sede do mundial. Com muita precisão, mas sem deixar de lado a alegria e o posto de anfitriões, os atletas brasileiros conquistaram o segundo lugar por equipes, com a segunda maior pontuação do Mundial, atrás apenas da França. E ainda inéditos 3ºs lugares nas duas categorias de Paratrike.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Paramotor (CBPM), Luis Laghi, a realização do 11th WPC FAI 2022 deixa um legado para o esporte no país. “Ano após ano, a prática do paramotor tem crescido no Brasil e com isso, logicamente, a nossa participação em provas tanto nacionais quanto internacionais tem sido representativa e com ótimos resultados. Apostem no paramotor, pois ainda se falará muito sobre nossos pilotos”, completa Lagui.

O piloto e instrutor internacional Ricardo Maciel (Caju), um dos diretores do evento, concorda com o presidente da CBPM. “Realizamos um sonho de trazer a competição para o Brasil. Ou melhor, para as Américas. Todos os pilotos estão saindo encantados do nosso país, em especial de Saquarema. E esta troca, este intercâmbio entre os atletas, só fortalece o esporte. Afinal, tivemos os principais pilotos do mundo juntos em nosso país”, destaca. O próximo Mundial de Paramotor Clássico FAI está previsto para ocorrer em 2024, em um país a ser ainda confirmado.

Para a Prefeita Manoela Peres, a realização do campeonato mundial fortaleceu ainda mais a vocação esportiva do município: “Já somos a Casa do Vôlei e o Maracanã do Surf. Temos uma das melhores rampas de voo livre do país. A chegada do paramotor a Saquarema reforça ainda mais a nossa posição no cenário esportivo nacional e internacional, como um local que oferece estrutura e possui excelentes condições em abrigar eventos de grande porte”, comemorou a Prefeita.

“Tivemos nova oportunidade de apresentar Saquarema para o mundo! Eventos internacionais, como o Mundial de Paramotor, a etapa da WSL e tantos outros, são importantes ferramentas para alavancar o turismo em nossa cidade”, completou o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Rafael Castro.

O 11th FAI WPC2022 é uma realização da Confederação Brasileira de Paramotor (CBPM), com patrocínio da Prefeitura Municipal de Saquarema, Sol Paragliders, Vittorazi e Ok Virtual, Maxifly Capacetes, NaCarreta e Gkoll Energia Solar.

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Paramotor