Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos meses de Setembro,  Outubro e Novembro a Campanha de Vacinação Antirrábica. Ao todo, 20.863 animais foram imunizados em todo o município. Do número total, 16.779 cães foram vacinados. Os demais, 4.084, eram gatos de estimação.

O número de animais vacinados superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Para o cálculo dessa meta, o Ministério utiliza o número estimado de habitantes na cidade. Logo, seguindo dados do IBGE que apontam Saquarema com 91.938 habitantes, o Ministério da Saúde apresentou as seguintes metas: vacinação canina: 9.194 (10% da população humana); e vacinação felina: 1839 (taxa de 20% da população canina).

Na edição de 2021, Saquarema ultrapassou as metas em ambos os cenários, imunizando 183% dos cães e 222% dos felinos. Além de cumprir a cobertura vacinal proposta pelo Ministério da Saúde, foram vacinados 18% a mais de pets na cidade.

A raiva é uma doença que acomete mamíferos e que pode ser transmitida aos homens, sendo portanto, uma zoonose. É causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais. Em alguns países desenvolvidos, a raiva humana está erradicada e a raiva nos animais domésticos está controlada, mas ainda é efetuada vigilância epidemiológica em função dos animais silvestres.

Em áreas urbanas, o cão é o principal alvo na transmissão da doença. No entanto, é necessário lembrar, que com o aumento da população felina, o gato passou a ser um dos principais transmissores da doença. Por esse motivo, é bom lembrar que é necessário imunizar cães e gatos.

A vacina antirrábica é destinada para cães e gatos a partir de 4 meses de idade e deve ser aplicada na região lombar através da via subcutânea. Aconselha-se não vacinar fêmeas grávidas, pois o estresse pode ocasionar o aborto. Além disso, não devem ser vacinados animais prostrados ou com diarreia, fêmeas em período de cio, animais com infestação de carrapatos ou pulgas ou bichos que estejam tomando antibiótico.

Em Saquarema, a Campanha de Vacinação Antirrábica mobilizou mais de duzentos profissionais e voluntários que atuaram em todos os postos de imunização espalhados na cidade. A campanha contou com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Defesa Civil e Guarda Ambiental. Com o término do período de postos volantes e Dia D, as vacinas estarão disponíveis na Clínica Animal, até o dia 30 de janeiro de 2022. A Clínica funciona na Rodovia Amaral Peixoto, km 52, Sampaio Corrêa.