O INEA (Instituto Estadual do Ambiente) e a Secretaria Municipal de Urbanismo de Saquarema realizaram, na manhã desta quinta-feira, 04, vistoria em diversos pontos e áreas ambientais do município. A ação foi coordenada pela chefia da Área de Proteção Ambiental (APA) de Massambaba.

Criada por meio do Decreto Estadual n° 9.529, de 15 de dezembro de 1986, a APA instituiu diversas áreas a serem preservadas no perímetro da cidade de Saquarema. Nestes locais, a construção de imóveis e o parcelamento do solo são proibidos.

A APA de Massambaba busca proteger uma das últimas áreas remanescentes de restingas, lagoas costeiras e brejos ainda em bom estado de conservação, responsáveis pelo abrigo de inúmeras espécies de aves migratórias e hábitat de espécies vegetais endêmicas; preservar inúmeros sítios arqueológicos, fundamentais para pesquisas científicas, e manter a grande sequência de dunas ali existentes revestidas de vegetação protetora.

Durante a ação, os técnicos do INEA e da Secretaria Municipal de Urbanismo estiveram em áreas de Vilatur, Itaúna e Turfa, onde encontraram diversas construções irregulares que funcionavam como simulacro de residência, sem quaisquer condições de habitação. Além disso, foram constatados diversos crimes ambientais.

Após as diligências, INEA e Secretaria Municipal de Ambiente tomarão as medidas administrativas cabíveis para solucionar os problemas encontrados.