O INEA (Instituto Estadual do Ambiente) e a Secretaria Municipal de Urbanismo de Saquarema realizaram, na manhã desta quinta-feira, 04, vistoria em diversos pontos e áreas ambientais do município. A ação foi coordenada pela chefia da Área de Proteção Ambiental (APA) de Massambaba.

Criada por meio do Decreto Estadual n° 9.529, de 15 de dezembro de 1986, a APA instituiu diversas áreas a serem preservadas no perímetro da cidade de Saquarema. Nestes locais, a construção de imóveis e o parcelamento do solo são proibidos.

A APA de Massambaba busca proteger uma das últimas áreas remanescentes de restingas, lagoas costeiras e brejos ainda em bom estado de conservação, responsáveis pelo abrigo de inúmeras espécies de aves migratórias e hábitat de espécies vegetais endêmicas; preservar inúmeros sítios arqueológicos, fundamentais para pesquisas científicas, e manter a grande sequência de dunas ali existentes revestidas de vegetação protetora.

Durante a ação, os técnicos do INEA e da Secretaria Municipal de Urbanismo estiveram em áreas de Vilatur, Itaúna e Turfa, onde encontraram diversas construções irregulares que funcionavam como simulacro de residência, sem quaisquer condições de habitação. Além disso, foram constatados diversos crimes ambientais.

Após as diligências, INEA e Secretaria Municipal de Ambiente tomarão as medidas administrativas cabíveis para solucionar os problemas encontrados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support