A Prefeitura de Saquarema, por meio das secretarias municipais de Saúde, Educação e Cultura, está realizando o projeto Sorriso Feliz, que promove visitas periódicas odontológicas nas escolas da Rede Municipal de Educação. A meta é atingir o maior número de crianças que, por muitas vezes, não possuem fácil acesso às consultas odontológicas de rotina.

Todos os atendimentos são realizados pelas equipes de Saúde Bucal dos postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros. Duas vezes por ano, os técnicos de saúde bucal visitam as escolas para realizar a aplicação de flúor nos alunos. Todos os procedimentos só são realizados após a devida autorização dos pais ou responsáveis.

Durante as visitas dos dentistas e técnicos, a saúde bucal dos estudantes é avaliada. Além da aplicação de flúor, os alunos recebem orientação sobre escovação e cuidado com os dentes. Os casos que necessitem de tratamento são encaminhados aos postos de Estratégia de Saúde da Família ou à Policlínica Municipal, no Centro Bacaxá.

De acordo com a Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, as escolas que não estão localizadas próximas aos postos de saúde receberão, a partir de agosto, a visita de dentistas da Policlínica. Com esta ação, o número de crianças atendidas será ampliado, aumentando consideravelmente os atendimentos odontológicos preventivos no município.

Atualmente, o município de Saquarema oferta atendimentos odontológicos nos postos de Estratégia de Saúde da Família. Para que a população seja atendida, basta que o paciente se dirija ao posto ESF mais próximo de sua residência. Os moradores dos bairros que não são cobertos por ESF podem ir diretamente à Policlínica Municipal, na Rua José de Souza, 35, Centro de Bacaxá.