“Ao infinito e além”. Esta frase do personagem Buzz Lightyear, boneco astronauta do filme Toy Story, representa muito bem a vontade e o entusiasmo de alunos saquaremenses quando o assunto é a NASA, Agência Espacial Norte Americana.

Na cidade, duas equipes estão se destacando no cenário nacional: a B.M.G.l. Brasil Monaco Global Institute, criada pelo estudante Felipe Valeriotte, com atuação entre os alunos das escolas da Rede Municipal de Educação, e a Kalango Brasil, criada por João Pedro Rodrigues e Juan Sanches, com foco em estudantes universitários saquaremenses. As duas equipes representarão Saquarema em competições internacionais da NASA nos próximos meses.

Criada após o Nasa Space Apps Challenge, competição realizada nos Estados Unidos, a equipe B.M.G.I. é comandada pelo estudante Felipe Valeriote e pelo professor Lourival Santos. Por meio da equipe, mais de cem estudantes da rede pública de Ensino de Saquarema, em menos de um mês, já tiveram a oportunidade de ter contato com cientistas, pesquisadores e demais pessoas ligadas à NASA.

Por conta do trabalho que vem realizando nos últimos anos, Valeriotte foi um dos convidados a participar da expansão do supercomputador Santos Dumont, no Laboratório Nacional de Ciência da Computação, em Petrópolis. Durante a cerimônia, que também contou com a participação de cientistas e do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, 44 estudantes de Saquarema puderam participar do evento, marco para a ciência nacional

“Durante a visita ao supercomputador, pude conversar com o ministro Pontes e apresentar nosso projeto. Ele ficou animado com os resultados e teremos boas novidades em breve”, afirmou o estudante Felipe Valeriote

Com foco no ensino superior, a equipe Kalango está se preparando para a competir na NASA em 2020. O grupo, formado por estudantes universitários de Saquarema, foi recebido pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, na cidade do Rio de Janeiro, que mostrou o interesse do Governo do Estado em financiar os trabalhos e pesquisas para levar a equipe Kalango Saquarema para o NASA Rover Challenger 2020.

No decorrer da reunião, os estudantes puderam apresentar o projeto do novo rover, veículo de pesquisas e exploração que é utilizado pela NASA em missões espaciais. A ideia da equipe Kalango é criar um veículo funcional, de excelente desempenho em uso (agilidade, mobilidade e adaptabilidade) e com custo de produção e manutenção baixo, para conquistar o primeiro lugar na competição.

“Estamos empolgados com a recepção e confiantes para levar o nome de Saquarema, mais uma vez, para a NASA. Temos grandes expectativas para 2020. Muitos moradores estão nos apoiando e essa força é fundamental para o nosso sucesso. Avante Saquarema!”, disse o coach da equipe Kalango, Pedro Junior.

A equipe Kalango é um projeto da startup Nativo Brasil, criada pelos próprios estudantes para fomentar o incentivo de novos projetos e inventos entre jovens. A ideia da Nativo Brasil é também “abrasileirar”, na qual os projetos que são atrelados à startup estão ligados a nomes de espécies nativas ou ligadas ao ecossistema brasileiro. Daí o nome da equipe: Kalango Brasil.

“Estou orgulhosa em poder dizer que Saquarema possui duas equipes em competições e torneios da NASA. Sei da importância que isso tem e como a Educação transforma vidas. Desejo sucesso a todos os alunos envolvidos e que eles possam continuar a levar o nome de Saquarema por diversos países e culturas. Vamos transformar Saquarema em um celeiro de jovens cientistas!”, comemorou a Prefeita Manoela Peres.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support