A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Receita e Tributação, está convocando candidatos interessados em participar do Programa “Novo Cidadão”. Criado pela Lei nº 2.247 de 01 de junho de 2022, o programa tem como objetivo auxiliar na qualificação profissional e inclusão produtiva do jovem e do trabalhador desempregados, pertencentes a famílias de baixa renda, residentes no Município de Saquarema, visando estimulá-los na busca por ocupação, bem como ampliar suas oportunidades de inserção e reinserção no mercado de trabalho.

O Edital de Chamamento Público que trata do assunto é o de nº 004/2022 (acesse aqui a íntegra do edital (acesse aqui a íntegra do edital); e o Decreto nº 2.347, que regulamenta o Programa, foi publicado na edição de sexta-feira, 15 de julho, no Diário Oficial do Município de Saquarema.

O participante do Programa Novo Cidadão, pelo desempenho das atividades, fará jus a bolsa-auxílio no valor de R$700,00 (setecentos reais) mensais. Para aqueles que possuem despesas de deslocamento, será concedido o auxílio-transporte no valor de R$100,00 (cem reais) mensais, pago em conjunto com a concessão da bolsa. O participante também terá direito a seguro contra acidentes pessoais.

As condições para participar do Programa “Novo Cidadão” são residir, pelo período mínimo de 5 (cinco) anos, no Município de Saquarema; ter idade entre 18 (dezoito) e 29 (vinte e nove) anos, ou superior a 50 (cinquenta) anos; possuir ensino médio completo; e estar desempregado no momento da adesão ao Programa. Terão prioridade para participar os beneficiários de programas de transferência de renda ou auxílios municipais, estaduais ou federais; aqueles que pertencerem a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, cuja renda mensal seja de até dois salários mínimos; e os que estão na busca da sua primeira oportunidade.

Capacitação e atividades

Serão selecionados candidatos para vagas de capacitação e atividades nas áreas de Apoio à Inclusão Escolar, Apoio à Educação Infantil e Creche, Auxiliar de Secretaria Escolar, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Informática Educativa, Auxiliar de Cuidados ao Idoso e Auxiliar de Cuidados à Criança e ao Adolescente.

A capacitação profissional do participante do Programa “Novo Cidadão” será realizada por cursos de aprendizagem organizados e desenvolvidos sob orientação e acompanhamento da Secretaria Municipal de Administração, Receita e Tributação, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação. Os cursos poderão ser ofertados nas modalidades presencial, semipresencial ou remota.

Os participantes desenvolverão suas atividades junto aos órgãos da Administração Municipal Direta e Indireta, bem como em unidades conveniadas ou parceiras. As atividades terão a duração de até 06 (seis) meses, podendo ser prorrogados por até igual período e mediante prévia concordância da secretaria, órgão ou entidade conveniada ou parceira em que estiverem sendo realizadas as atividades práticas. A carga horária será definida conforme o tipo de cada atividade e curso e não excederá 05 (cinco) horas diárias, até o limite de 25 (vinte e cinco) horas semanais.

Como se inscrever

São gratuitas as inscrições para as 145 vagas a serem disponibilizadas, das quais 5% são destinadas a pessoas com deficiência. Os interessados poderão se inscrever nos dias 18, 19 e 20 de julho, das 09h às 17h, no Centro de Capacitação Profissional Vinicius Vidal França, localizado na Rua Tiá Mello, 25, em São Geraldo – Bacaxá. Na ocasião da inscrição, os candidatos deverão entregar ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, com foto 3×4 colorida, e estar munidos de originais e cópias do documento de identidade, CPF, Certificado de Reservista, Carteira de Trabalho ou declaração de desemprego e comprovante de escolaridade (último ano cursado). Também deverão apresentar comprovante de residência.

Informações completas sobre o Programa “Novo Cidadão” e a ficha para inscrição podem ser obtidas no Edital de Chamamento Público nº 004/2022.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support