A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou os Desfiles Cívico-Escolares no município. Paralisado nos dois últimos anos por conta da pandemia do Coronavírus, a tradicional comemoração foi retomada em grande estilo para marcar as comemorações dos 181 anos de emancipação político-administrativa da cidade.

O primeiro desfile ocorreu na Basiléa, distrito de Sampaio Corrêa. Realizado no dia 01 de maio, o evento contou com a participação de diversas escolas da zona rural, forças de segurança e bandas convidadas. Tradicionalmente, o desfile na Basiléa marca o início das comemorações de aniversário da cidade.

O segundo desfile foi realizado no domingo, 08, data do aniversário da cidade. Milhares de pessoas foram até o Centro da cidade para prestigiar os alunos, professores e demais pessoas que desfilaram em comemoração aos 181 anos de Saquarema. Durante o desfile, diversas bandas marciais fizeram suas estreias, além da nova Orquestra Municipal.

“Estamos implantando um novo programa que busca valorizar as bandas escolares. Nossa meta é que todas as escolas tenham suas corporações musicais. Para isso, a Secretaria de Educação está investindo em uniformes, instrumentos e maestros, além de oferecer toda a estrutura necessária para a criação das bandas”, informou o Secretário Municipal de Educação, Antonio Peres Alves.

Com o tema “Saquarema, cidade do conhecimento”, o desfile apresentou as conquistas e metas que o município vem alcançando na educação pública: “A população está feliz, e não é pra menos! Poder comemorar o aniversário da nossa cidade com um desfile deste porte é emocionante. Cada escola contou um pouco da evolução da educação e de como o conhecimento é capaz de mudar o mundo”, completou a Prefeita Manoela Peres.

Nos dois desfiles, a estimativa da Secretaria de Educação é de que mais de 3000 alunos tenham participado dos eventos.

 

Desfile marca a estreia da Orquestra Municipal

Durante o desfile deste domingo, a população de Saquarema pode prestigiar a estreia da Orquestra Municipal Regino Nunes de Amorim. Formada por 70 integrantes, a orquestra foi criada no mês de abril de 2022 e representará Saquarema em eventos, festivais, solenidades e demais festividades em todo o país.

Compõem a orquestra oboé, flauta transversa, clarinete, saxofone alto, saxofone tenor, saxofone barítono, trompete, trombone, trompa, euphonium e tuba. Bateria, percussão de teclas, percussão de marcha e tímpano. Violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, guitarra, teclado e baixo elétrico. A regência está sob a responsabilidade do maestro Heloisio Costa.

Completando esse projeto inovador, há dentro da Orquestra, a Escola de Música Municipal, que oferece Curso Básico, Intermediário e Técnico, de Formação Musical, visando a oportunizar formação e qualificação aos músicos.

A Orquestra leva o nome de Regino Nunes de Amorim, que juntamente com sua esposa Maria do Carmo, formaram um casal muito conhecido e querido em Saquarema. Em 1979, em Bacaxá, seu Regino fundou a Banda de Música Irmandade de Santo Antônio, com sede na garagem de casa, onde seu Regino e Dona Carminha abriram as portas para crianças, jovens e adultos de forma gratuita.

Os instrumentos foram comprados, contrataram um maestro e a banda atuou por mais de 25 anos, participando de concursos, encontros, festas civis, religiosas, dentre várias outras apresentações ao redor do Estado.

Seu Regino dedicou anos de sua vida à música e à cultura saquaremense. Após seu falecimento, a banda ainda é mantida pelos seus participantes. O legado do Seu Regino ecoa até os dias de hoje, trazendo música de qualidade à cidade de Saquarema.

 

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support