A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informa à população sobre as árvores ideais para o plantio em calçadas e áreas públicas. Tal medida é justificada pela grande procura de moradores e turistas a estas informações na sede da Secretaria.

De acordo com os técnicos de Meio Ambiente, há 5 espécies de fácil cultivo e que causam poucos danos às calçadas e vias da cidade. Listamos abaixo:

Nome cientifico: Byrsonima sericea Nomes populares: Murici arbóreo, Murici da praia Árvore de médio porte, 7 a 20 metros, em geral com copa larga. Está no meio de uma mata razoavelmente preservada. Folhas simples, 7 a 13 cm, lisas, levemente acinzentadas na face inferior. Flores pequenas, amarelas, em cachos. Fruto pequeno (0,8 cm) em cacho. Quando maduro continua de cor verde, mais macio.

Nome científico: Cordia superba Nome popular: Babosa branca Árvore de médio porte, folhas simples, largas, duras. Forma copa bem fechada. Flores brancas grandes muito vistosas. Fruto redondo branco comestível, muito apreciado pela fauna. sua polpa externa é visguenta, daí o nome.

Nome cientifico: Cybistax antisyphilitica Nomes populares: Ipê verde Árvore de médio porte, 6 a 18 metros de altura, em geral com tronco tortuoso e de casca grossa, características de árvore do Cerrado. Ocorrendo na região de Mata Atlântica, pode ter o tronco ereto. Folhas digitadas com cinco folíolos. As flores são verdes, difíceis de se distinguir entre as folhas. Vagem bipartida de 25 cm, preta quando madura, casca grossa com ranhuras, que se abre liberando sementes aladas em forma de coração, com asa transparente. Germinação fácil, desenvolvimento lento.

Nome cientifico: Psidium guineense Nomes populares: Araçá, Araçá comum Árvore de pequeno porte. 1 a 4 metros de altura. Fruto redondo, pequeno, macio, muito procurado pela fauna, que o dissemina largamente.

Nome cientifico: Tibouchina granulosa Nomes populares: Quaresmeira, Quaresma Árvore de médio porte, 7 a 12 metros de altura. Folhas simples, até 20 cm, ásperas, trinervadas. Flores roxas, em cachos, muito vistosas. Fruto cápsula em forma de cálice, 1 cm. abre a parte superior liberando muitas sementes minúsculas.