A CCR ViaLagos está trazendo para Saquarema o mais novo espetáculo do projeto BuZum! “Curumim”. A itinerância da companhia de teatro de bonecos sobre rodas, que já percorreu mais de 350 mil quilômetros por todo o Brasil levando a magia do palco para os alunos de escolas públicas, estreou hoje (25) no Centro Municipal de Educação Padre Manuel, onde ficará até amanhã (26), numa parceria da CCR ViaLagos com a Secretaria Municipal de Educação.

Serão 14 sessões gratuitas da peça “Curumim”, uma homenagem à cultura indígena, aos costumes desse povo e a relação deles com a fauna e flora regional brasileira. “Escolhemos contar uma das inúmeras histórias indígenas, a ‘Origem da Mandioca’, essa raiz brasileira, tão presente na nossa culinária e cultivada pela primeira vez pelos povos indígenas”, explica Mariane Gutierrez, Diretora de Produção do BuZum!

O diferencial do BuZum! é que ele não é um teatro convencional, onde as pessoas precisam se deslocar para assistir um espetáculo, já que o teatro vai até a população, apresentando suas peças criadas especialmente para público infanto-juvenil. Cerca de três mil alunos, entre 03 e 11 anos, assistirão a peça apresentada em um ônibus sala de teatro, equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para plateia com capacidade para 50 espectadores por sessão.

O Centro Municipal de Educação Padre Manuel fica na Rua Domingues de Aguiar s/nº, Porto da Roça. Os espetáculos serão realizados às 9h, 9h40, 10h20, 11h, 13h30, 14h10, 14h50, e 15h20.

Sobre o BuZum!

Criado em 2010 quando Beto Andreetta, Jackson Íris e Mariane Gutierrez se uniram justamente para levar o teatro de bonecos para as escolas, onde crianças e adolescentes ainda não conheciam, ou tiveram dificuldades de acesso a esse mundo lúdico.

Sempre de casa cheia, ou melhor, de ônibus cheio, e com um público fiel, nesses nove anos, literalmente, de estrada, o BuZum!, estimula as pessoas a perceberem um resgate vivo da cultura popular oral, por meio de uma linguagem sensível, bela e inteligível traduzida nas encenações pelos talentosos atores da cia. Além disso, os pequenos ainda levam o aprendizado da história para o dia a dia, com as cartilhas que são distribuídas ao final dos espetáculos para alunos e professores.

O BuZum!  já circulou mais de 350 mil quilômetros  realizando 10 mil apresentações para mais de 500 mil espectadores, em 2 mil  escolas públicas de 250 cidades em nove estados (Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.

  • Foto: AsCom CCR Via Lagos
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support