Saquarema viveu o Carnaval 2019 em grande estilo, recebendo milhares de foliões e turistas que pularam durante os cinco dias de festa com shows, trios elétricos e blocos em vários pontos da cidade. O planejamento da Prefeitura foi importante para garantir que a alegria do carnaval se espalhasse pelos bairros promovendo diversão, respeito, organização e democracia à festa de Momo, que este ano se inspirou no conceito “Viva Essa Folia”.

A festa começou com a realização do tradicional Baile Carnavalesco do Idoso. O encontro dos foliões da melhor idade no Pedacinho do Céu, no Porto da Roça, arrecadou alimentos para diversas instituições de caridade do município.
A programação contou com shows em palcos montados em Jaconé, Sampaio Corrêa, Vilatur, Bacaxá e na Orla da Lagoa. Um dos pontos altos da festa foi a volta do “Bloco das Piranhas”, em Bacaxá, que havia sido proibido na administração anterior.

Com os blocos e trios nas ruas, tudo transcorreu com organização graças a um esquema especial de segurança que reuniu a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Fiscalização de Posturas, equipe de Saúde e os agentes de trânsito. Este ano, efetivos de seguridade foram distribuídos em Bacaxá, Jaconé, Sampaio Corrêa, Vilatur e Saquarema.

Inovando no reforço à segurança das crianças, a Prefeitura de Saquarema promoveu a distribuição de pulseirinhas de identificação de pais e responsáveis nas praias. O Grupamento Marítimo (Salvamar), trabalhou incansavelmente durante o período, realizando mais de 300 resgates de banhistas nas praias, e nenhum óbito registrado. O Salvamar continua atuando na cidade, promovendo a segurança de moradores e turistas.
Na rodoviária, equipes de saúde distribuíram materiais educativos e de conscientização para o combate ao mosquito Aedes aegypti, além da divulgação de materiais da campanha de combate a AIDS.

E depois que os blocos passavam, a turma do “bloco da limpeza” entrava em ação promovendo a higienização dos locais. Os moradores e visitantes puderam constatar, mais uma vez, o empenho da prefeitura em transformar o evento num ponto de atração turística.

De acordo com a prefeita Manoela Peres, o sucesso do Carnaval em Saquarema mostrou a união das equipes gerenciadas pela prefeitura e a importância do planejamento, garantindo eficiência nas ações do governo em todos os setores.

“Nossa marca é a diversão com responsabilidade. Os grandes eventos projetam o município no cenário nacional, aquecem o comércio e geram uma renda extra para os ambulantes. Fatos isolados, de responsabilidade cidadã, não foram capazes de manchar nossa linda festa. Estou feliz e muito agradecida a todas as equipes. Todos os envolvidos merecem os parabéns. Vamos nos reunir e já começar o planejamento para o próximo carnaval”, concluiu a prefeita Manoela Peres.