A Prefeitura de Saquarema, através da Secretaria Municipal de Agricultura Abastecimento e Pesca iniciou esta semana a primeira etapa da Campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, a mesma está disponibilizando 2.600 (duas mil e seiscentas) doses da vacina para pequenos criadores cadastrados no Núcleo de Defesa Agropecuária. A vacinação vai até 31 de maio.

A Febre Aftosa é uma é uma doença grave e altamente contagiosa, que afeta animais de cascos fendidos​.

A transmissão ocorre através de alimentos contaminados ou contato com animais doentes. O vírus também é transmitido pela carne, leite, pelos derivados desse produto e ainda pelo sêmen do animal infectado.

Prejuízos:
Interdição da propriedade;
Proibição do trânsito de animais e comercialização de seus subprodutos, em área de foco;
Sacrifício de animais.