Saquarema recebeu, na tarde desta quarta-feira, 14, a visita do Subsecretário de Estado de Turismo, Gerciano de Lima Luz, e do Diretor de Fomento do Artesanato, Atilio Gugelielno, para efetuar a entregar as carteiras do Programa do Artesanato Brasileiro. A cerimônia simbólica foi realizada no Teatro Municipal Mário Lago, no Centro da cidade e contou com a presença de dois artesãos da cidade.

O Programa de Artesanato do Estado é o a versão estadual do Programa de Artesanato Brasileiro – PAB, que coordena e desenvolve atividades que visam valorizar o artesão brasileiro. O PAB no Rio é gerenciado pela Secretaria de Estado de Turismo  e pela TurisRio, empresa estadual de fomento ao turismo. O programa está colocando em prática ações que visam o empreendedorismo para os inscritos, além de identificar e mapear a matéria-prima e técnica utilizada pelos artesãos do Estado.

Por meio do Programa, o artesão tem direito a Carteira Nacional do Artesão, que garante o reconhecimento do trabalho do artesão em todo País e proporciona benefícios exclusivos, como a possibilidade de participar de cursos e oficinas de qualificação, comercializar em feiras de artesanato nacionais e internacionais, acesso a incentivos fiscais e microcrédito, além de possibilitar o artesão de contribuir para a previdência como autônomo.

Em Saquarema, o programa de emissão das Carteiras Nacionais do Artesão foi possibilitado por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo: “A chegada da carteira traz inúmeros benefícios para os artesãos. Em breve, a Prefeitura vai implantar outras ações que fomentarão ainda mais o artesanato e a economia criativa na cidade”, afirmou o Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Castro.

As carteirinhas ficarão na sede da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo por 20 dias para retirada pelos artesãos que se inscreveram no PAB. Após esse prazo, o documento será recolhido pela Secretaria de Estado de Turismo.

Para mais informações sobre o Programa de Artesanato, o interessado pode se dirigir à Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, na Praça dos Pescadores, 253, Centro.