Saquarema recebeu, na tarde desta quarta-feira, 14, a visita do Subsecretário de Estado de Turismo, Gerciano de Lima Luz, e do Diretor de Fomento do Artesanato, Atilio Gugelielno, para efetuar a entregar as carteiras do Programa do Artesanato Brasileiro. A cerimônia simbólica foi realizada no Teatro Municipal Mário Lago, no Centro da cidade e contou com a presença de dois artesãos da cidade.

O Programa de Artesanato do Estado é o a versão estadual do Programa de Artesanato Brasileiro – PAB, que coordena e desenvolve atividades que visam valorizar o artesão brasileiro. O PAB no Rio é gerenciado pela Secretaria de Estado de Turismo  e pela TurisRio, empresa estadual de fomento ao turismo. O programa está colocando em prática ações que visam o empreendedorismo para os inscritos, além de identificar e mapear a matéria-prima e técnica utilizada pelos artesãos do Estado.

Por meio do Programa, o artesão tem direito a Carteira Nacional do Artesão, que garante o reconhecimento do trabalho do artesão em todo País e proporciona benefícios exclusivos, como a possibilidade de participar de cursos e oficinas de qualificação, comercializar em feiras de artesanato nacionais e internacionais, acesso a incentivos fiscais e microcrédito, além de possibilitar o artesão de contribuir para a previdência como autônomo.

Em Saquarema, o programa de emissão das Carteiras Nacionais do Artesão foi possibilitado por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo: “A chegada da carteira traz inúmeros benefícios para os artesãos. Em breve, a Prefeitura vai implantar outras ações que fomentarão ainda mais o artesanato e a economia criativa na cidade”, afirmou o Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Castro.

As carteirinhas ficarão na sede da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo por 20 dias para retirada pelos artesãos que se inscreveram no PAB. Após esse prazo, o documento será recolhido pela Secretaria de Estado de Turismo.

Para mais informações sobre o Programa de Artesanato, o interessado pode se dirigir à Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, na Praça dos Pescadores, 253, Centro.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support