Agentes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Saquarema participaram, nesta semana, de um curso de capacitação no município de Maricá, com o tema “Gerenciamento de Abrigos Temporários”. Ministrado pelo major Wellington Silva e demais professores da ESDEC (Escola de Defesa Civil do Estado do RJ), o curso foi realizado na Faculdade Maricá, no bairro do Flamengo.

Reunindo agentes de Maricá, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Niterói, Duque de Caxias, São João da Barra, Araruama, Saquarema e Silva Jardim, também participam do treinamento profissionais de outros estados como Rondônia, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e Brasília.

O foco do curso era para capacitar os técnicos sobre como gerenciar um abrigo temporário em situação de desabrigados ou desalojados após o período de ocorrência de desastre.

Nos últimos meses, diversos agentes da Defesa Civil de Saquarema passaram por capacitação para melhor atender à população da cidade. Dentre os cursos já realizados, podem-se destacar o Curso de Vistoria Estrutural em ações de Proteção e Defesa Civil, Curso de Análise de Risco Geológico, Curso de Hidrologia Aplicada às Ações de Proteção e Defesa Civil e Curso de Meteorologia.

Segundo Sandro Heiser, coordenador da Defesa Civil Municipal, os cursos são de grande importância para os profissionais: “Cada oportunidade de capacitação é importante para melhor atendermos a população. Não temos tantos problemas de desastres, como demais cidades brasileiras. Contudo, é de grande importância que estejamos preparados para qualquer situação que ocorra na cidade”.

O curso teve duração de cinco dias, e foi finalizado nesta sexta (12) com a certificação dos participantes.