PhotoTruck, do Instituto CCR, estaciona nesta sexta na cidade levando arte e reflexão para crianças e jovens

O projeto estreia nesta sexta-feira, 19 de maio, em Saquarema, no Centro de Educação Municipal Padre Manuel, onde ficará também estacionado na próxima segunda-feira, 22 de maio.

Feito sob medida para atividades educacionais, o PhotoTruck encanta crianças e adultos por onde passa. A unidade móvel é equipada com impressoras de alta qualidade, internet e câmeras fotográficas, uma delas é a câmera escura em que os participantes aprendem, na prática e brincando, como as imagens são formadas. Tem também uma cabine fotográfica para criar autorretratos, além de brinquedos educativos, como caleidoscópios e pirulitos óticos.

O Ministério da Cultura e o Instituto CCR apresentam o Circuito PhotoTruck, com o tema “Meu Brasil” em uma viagem por 36 cidades dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Mato Grosso, para atender mais de 9 mil alunos e professores nas atividades.

A proposta do tema é estimular os alunos a despertarem um olhar crítico sobre a diversidade da cultura brasileira e a refletirem sobre a relação com o mundo em que vivem por meio das fotografias e legendas produzidas por eles. “É algo valioso mostrar para uma criança um novo olhar do mesmo lugar em que ela está todos os dias e a oficina permite esse momento de reflexão, conta Levi Fanan, educador da ImageMagica. Muitos alunos já têm contato com a fotografia no dia-a-dia, mas não pensam na mensagem que estão transmitindo. E esse é o grande diferencial da oficina: unir a fotografia produzida com a mensagem que o participante quer passar, resgatando a reflexão por trás da imagem”, conclui Levi.

Uma das principais atividades do PhotoTruck envolve a produção de uma foto e uma legenda, criadas a partir de uma reflexão e discussão sobre o tema abordado. As imagens são feitas com o aplicativo de celular desenvolvido exclusivamente para o projeto, e ao final da oficina são impressas e viram exposições de lambe-lambe nos muros das escolas. Usar a fotografia para despertar nas pessoas um novo olhar sobre o mundo.

Em tempos de cliques imediatos e “selfies” em redes sociais o primeiro caminhão de fotografia do Brasil, o PhotoTruck, leva oficinas como forma de reflexão e expressão do mundo ao redor, mostrando aos alunos a magia da fotografia e ensinando o processo de criação da foto, desde a captura da imagem até a impressão da foto registrada pelo ponto de vista de cada um.

­

Em 2016, o Instituto CCR ajudou a levar o PhotoTruck a 43 cidades pelo Brasil a fora, rodando mais de 10 mil quilômetros, o equivalente a uma distância entre São Paulo e Berlim. Foram mais de 7.500 alunos e 450 educadores atendidos. Após passar por Rio Bonito, projeto chega a Saquarema. (Fotos: Divulgação / CCR Via Lagos)